<$BlogRSDUrl$>

Benguela está de luto: morreu padre José Andrade 

 Quarta-feira, 15 de Junho de 2022 - A Diocese de Benguela foi mais uma vez visita pela morte que, desta vez, levou para o Pai o padre José Andrade, na noite do dia 13 deste mês, em Aveiro-Portugal onde o sacerdote se encontrava em missão canônica e em estudos. O corpo do Reverendo padre Andrade chegará no próximos dias a Benguela, onde será sepultado. Mais informações sobre esta morte prematura do padre Andrade poderão chegar nos próximos serviços informativos desta página. Paz à sua alma.


Nota biográfica. O Padre José Andrade é filho de Francisco Xavier Kutunga e de Laurinda Sokoloke, nascido a 6 de Setembro de 1962, no Município do Cubal.

Estudou Filosofia no Seminário Maior de Cristo Rei-Huambo, onde também começou o curso de Teologia que terminou no Seminário Maior do Sagrado Coração de Jesus, em Luanda, em 1994. Neste ano, depois de ordenado diácono, foi enviado a Portugal para fazer especialização em Língua Portuguesa com o objectivo de trabalhar no ensino e formação dos seminaristas do Propedêutico.

Em Junho de 1995, regressa à Diocese e a 21 de Julho do mesmo ano é ordenado sacerdote por D. Óscar Braga, durante o 2º Congresso Eucarístico. O Padre Andrade continuou a trabalhar no Seminário Médio do Propedêutico e articulava estas funções com a assistência pastoral às paróquias de S. Pedro da Baía-Farta e do Sagrado Coração de Jesus da Catumbela.

Em 1999, partiu de novo para Portugal, para prosseguir estudos superiores na Universidade de Aveiro. Ali obteve a licenciatura em Línguas e Literatura Clássicas, em 1994. Regressa a Benguela e é nomeado Prefeito de Estudos no Seminário do Propedêutico. Em 2010, é nomeado reitor do mesmo Seminário, cargo que exerceu até 2017. Regressou de novo a Portugal para continuar os estudos na mesma Universidade – Diocese de Aveiro onde, no momento da sua morte repentina, se encontrava a terminar o doutoramento em Letras Clássicas.

O Padre José Andrade foi um sacerdote de forte convicções espirituais e humanas, com o seu inebriante humor, sempre alegre, sabia contagiar a todos com boa disposição, contando boas estórias e anedotas que tinham sempre uma lição e testemunho de vida. Partiu deste mundo para a Casa do Pai a 14 de Junho de 2022, às portas de completar 27 anos de sacerdócio e 60 anos de idade.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA