<$BlogRSDUrl$>

Diocese abre Ano Jubilar 

Quinta-feira, 6 de Junho de 2019: A Diocese de Benguela começou hoje o Ano Jubilar dos 50 anos da sua criação que se celebram em Junho de 2020. A missa de abertura do jubileu foi celebrada na Sé Catedral, presidida pelo Bispo da Diocese, Dom António Francisco Jaca, estando também presente o Bispo emérito, Dom Óscar Braga. Neste dia em que a Igreja de Benguela celebra 49 anos desde que foi elevada à categoria de diocese, os fiéis foram convidados pelo seu Pastor para que "em tudo dai graças", sendo este o lema do jubileu.
Dom Jaca fixa a vela do jubileu diocesano na igreja Catedral
Já na terça-feira passada, dia 4 de Junho, o Bispo de Benguela deu uma conferência de imprensa na paróquia de Nossa Senhora do Pópulo, onde anunciou solene e publicamente a abertura do jubileu diocesano dos 50 anos. Dom António Jaca disse que o jubileu de todos "os que nasceram em Benguela e os que vivem em Benguela" e pediu que todos vivam e se empenhem para a realização de várias actividades que irão ocorrer durante o ano, até ao encerramento no dia 6 de Junho de 2020. Um dos grandes anúncios do Bispo foi "a construção do Centro Diocesano de Pastoral Dom Armando Amaral dos Santos", cuja obra está projectada para o terreno da capelinha de Nossa dos Navegantes. Dom Jaca reiterou, na missa de hoje, o mesmo apelo "como compromisso da Diocese vamos construir o Centro Diocesano de Pastoral. Vamos empenhar-nos todos, sacerdotes, religiosos e religiosas, todos os fiéis realizar esta obra", disse durante a homilia da eucaristia de abertura do ano jubilar. O apelo à renovação, a dar graças a Deus pelos bispos e missionários, que Benguela teve motivou Dom Jaca a dizer que "vamos agradecer e renovar-nos, olhar para a história da nossa Diocese, porque somos uma comunidade diocesana". 
Para o Prelado, um dos vários compromissos da vivência do ano jubilar será "lutar contra o pecado, a discriminação e a violência" como males que devem ser combatidos e, dessa forma, "procurar a comunhão, a fraternidade e harmonia com todos".
A Diocese de Benguela foi criada a 6 de Junho de 1970 e foi seu primeiro Bispo Dom Armando Amaral dos Santos (1970-1973); seguido por Dom Óscar Braga (1975-2008); e depois Dom Eugénio Dal Corso (2008-2018). Dom António Francisco Jaca é o actual e quarto Bispo de Benguela.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA