<$BlogRSDUrl$>

Religiosas 

A lr Martinha Nolamba é a nova Provincial das Irmãs Mercedárias da Caridade em Angola em substituição da Ir Eugénia Casimiro Mwendo que ocupou o cargo durante 8 anos. A notícia foi tornada pública nos trabalhos do capítulo que teve lugar em Luanda, no mês de Fevereiro de 2009.
Martinha ingressou nas Irmãs Mercedárias, em Benguela, em Abril de 1998 e fez a Iª profissão em 1991, em Viana, vindo a ser a primeira a primeira religiosa de Benguela, na congregação. Na sua trajectória missionária trabalhou em Cabinda, no Noviciado das Irmãs, no Lar Kuzola, nos últimos anos até ser eleita serviu, no último mandato, como vigário e formadora das jovens religiosas. Na história das Mercedárias em Angola, ela é 3ª angolana que assume o cargo, tendo o desafio de estar a frente a congregação por 4 anos renováveis, segundo as constituições.
A Congregação das Irmãs Mercedárias da Caridade foi fundada pelo padre João Moreno, na cidade de Málaga (Espanha), em 1878. O seu carisma é um serviço de caridade, visando a plena libertação dos homens. O primeiro grupo de Mercedárias chegou a Angola em 1960, estabelecendo-se Diocese de Malanje. Para a Diocese de Benguela, as Irmãs vieram em 1986, dando a possibilidade de adoptar a Sé Catedral com uma comunidade feminina própria. Actualmente tem apenas uma comunidade na Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes e além do projecto social juntos das mulheres tem uma presença de serviço na cadeia, junto dos presos no Cavaco, em Benguela.

Doroteias
Ir Matos Silva ISD
As Irmãs de Santa Doroteia realizaram uma peregrinação, no dia 7 de Março, integrada nas celebrações jubilares da fundadora: 200 anos do nascimento e baptismo de Santa Paula; 25 anos da sua canonização; 175 anos da Fundação da Congregação e 75 anos da presença das Irmãs Doroteias em Angola.
O local escolhido para a peregrinação foi a Senhora do Monte, na cidade do Lubango. Aí o Cristo – Rei, no cimo da montanha, acolheu-nos a todas com os seus braços abertos. O 1º momento celebrativo foi uma vigília, na noite de 6 para 7 de Março. Reunimo-nos todas na capela da Vila Paula, a 13 Km da cidade do Lubango, uma missão recuperada pelas doroteias em 2007. A peregrinação partiu da esplanada da Senhora do Monte em direcção à Igreja da Lage onde, por razões de segurança, se encontra a imagem “centenária” da Senhora do Monte. Ali, tivemos a eucaristia por volta das 9h início a Eucaristia, presidida pelo Vigário Geral da Arquidiocese, Mons. Gerardo Namolo. Terminada a Eucaristia dirigimo-nos novamente à comunidade da Vila Paula, onde num almoço de confraternização, fruto da partilha das comunidades, demos por concluído este momento de festa e de encontro.
A organização e a vivência esteve a cargo das juniores, Irmãs mais jovens que emprestaram os seu calor e juventude e criatividade a esta grande manifestação de fé.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA