<$BlogRSDUrl$>

Jornadas Filosóficas 

Bispo defende importância da Filosofia para futuros pastores
No discurso inaugural das Jornadas Filosóficas iniciadas esta manhã, 26 de Setembro, no Seminário de Filosofia, Dom Eugénio Dal Corso reafirmou a importância da Filosofia para os futuros pastores. O Bispo de Benguela defendeu o “valor de reafirmar a importância do pensamento filosófico na vida das pessoas e em particular daqueles que são chamados a ser pastores do santo povo de Deus”.
Louvando a iniciativa que a direcção do Seminário tomou de promover uma semana de estudos filosóficos, o Prelado reconheceu a importância da instituição como “centro de formação e de cultura”, cujo valor conquistou reconhecimento em Benguela e no país inteiro. Para o Bispo é necessário ver a ciência filosófica com objectividade quando esta vai à busca da verdade. Com uma visão crítica, Dom Eugénio disse que “a corrente filosófica muito difundida hoje, segundo a qual a verdade não se pode conhecer está fracassada”, pelo que “o relativismo quanto ao conhecimento da verdade tem como consequência prática o subjectivismo”, acrescentou.
Uma das consequências muito prejudiciais deste relativismo é que a pessoa não faz o que é bom e corresponde à verdade, mas aquilo que gosta. A necessidade de ultrapassar isto passa por seguir “as propostas de solução que a Igreja encontra como as mais recomendáveis”. Nesta sequência de pensamento, Dom Eugénio Dal Corso fez um apelo aos seminaristas: “eu gostaria convidar todos os estudantes de filosofia a entrar no coração desta ciência, aprofundar e apropriar-se daquilo que são os problemas filosóficos fundamentais”.
Os estudos filosóficos foram sempre importantes na história da Igreja e na formação intelectual dos candidatos ao sacerdócio. Como também reconheceu Dom Eugénio, “a Igreja não se afasta da filosofia mas, assume-a enquanto faz parte do pensamento dos filósofos da Igreja”, com particular realce para os grandes pensadores cristãos como Santo Agostinho, Santo Tomás de Aquino e São Boaventura.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA