<$BlogRSDUrl$>

Católicos inundam ruas de Benguela com Cruz de Cristo 

Sexta-feira Santa, 30 de Março

Partindo da Igreja do Pópulo para a Sé Catedral, centenas de fiéis aderiram ao apelo do Bispo da Diocese para a procissão da Via Sacra, nesta Sexta-feira Santa, 30 de Março de 2018.
A tradição já faz parte da prática das comunidades que, para participar neste acto solene e público que transferiram a via sacra das paróquias para o período da manhã. O caminho é também o de sempre: a paróquia do Pópulo é o ponto de partida, a Sé é o lugar da bênção que se estende a toda a cidade.
A paixão de Cristo é vivida com encenações que de uma rua para a outra vão mostrando a espiritualidade da dor da cruz salvadora que este ano foi transportada por jovens escuteiros. 
O Bispo ladeado pelo Vigário Geral da Diocese, presidiu à procissão, acompanhado dezenas de sacerdotes à frente da multidão de cristão.
Já às portas da Sé, Dom Eugénio pediu a todos solidariedade com os doentes dos hospitais. Apelou que nas comunidades paroquiais se continue praticar a caridade através da "doação de sangue" para os numerosos doentes que precisam "deste medicamento" humano. O Prelado apelou também aos responsáveis dos hospitais que desloquem às paróquias equipas de recolha de sangue, para que facilitem os voluntários doadores.

Celebrações pascais em Benguela 

Quinta-feira Santa, 29 de Março de 2017
Os fiéis de Benguela iniciaram a viver a Semana Santa com a celebração do domingo de ramos nas comunidades paroquiais entusiasmadas pelos seus pastores a intensificar a oração e o jejum como práticas para preparar a Páscoa que este ano se celebra a 1 de Abril.
As tradicionais cerimónias do Tríduo Pascal foram presididas pelo Bispo da Diocese, Dom Eugénio Dal Corso, que na missa da Ceia do Senhor, quinta-feira santa, lavou o pés a um grupo de fiéis da Sé Catedral. O Bispo disse aos paroquianos que a eucaristia da Ceia era a celebração da Páscoa do Senhor, repetindo o gesto que Jesus fez aos discípulos, muitos deles mártires por amor a Cristo.
Para o Prelado, siginficava também a nossa renovação de fé que nos deve ajudar a viver na simplicidade e na humildade.
Dom Eugénio pediu praticar a caridade para com os pobres. Disse que, por exemplo, em Benguela há muitas crianças fora das suas casas, na rua, "ajudai-as".
Na terça-feira santa, cerca de 200 padres renovaram as suas promessas sacerdotais durante a celebração da missa crismal. Aos sacerdotes, o Bispo pediu fidelidade ao ministério que deve traduzir-se no serviço aos fiéis à imagem de Cristo que veio para servir e não para ser servido.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA