<$BlogRSDUrl$>

Dom Emílio Sumbelelo toma posse na Diocese de Viana 

Domingo, 28 de Abril de 2019: O novo bispo da Diocese de Viana, Dom Emílio Sumbelelo, tomou posse hoje diante de centenas de fiéis daquela Igreja cujo Município faz parte da Província de Luanda. A cerimónia foi testemunhada por vários bispos da CEAST, com destaque para o Arcebispo de Luanda, Dom Filomeno Vieira Dias, e o Núncio Apostólico em Angola, Dom Peter Radjic. As autoridades civis foram representadas pelo Governador de Luanda, Sérgio Rescova.
A Diocese de Benguela esteve representada na cerimônia por vários sacerdotes e fiéis; e na ausência de Dom António Jaca que se encontra na terra santa, Dom Óscar Braga, Bispo emérito, acompanhou a delegação benguelense.
O novo Bispo da Diocese de Viana dirigiu-se aos seus diocesanos com palavras de saudação e agradecimento a Deus, ao Santo Padre, o Papa Francisco, pela confiança, e a todos os que o acolhem na nova missão pastoral. Numa homilia inclusiva que apresentou a linhas pastorais do Bispo, Dom Emílio Sumbelelo disse aos fiéis: "os caminhos do Senhor são insondáveis. Hoje estou aqui. Estava fora dos meus planos que volvidos 11 anos estaria aqui na grande Diocese de Viana". Assegurou que a sua nomeação foi um chamamento de Deus "para pastorear esta diocese que procurarei conhecer", reconhecendo que a sua vinda é uma "obediência em plena comunhão com o Santo Padre".

Procurarei fazer o que Jesus Cristo faria para a sua Igreja: Nas primeiras indicações do que serão as linhas de acção pastoral de Dom Emílio Sumbelelo, na Diocese de Viana, sobressai a sua disponibilidade em servir o povo de Deus. "O Senhor envia-nos ao serviço do povo, para servir o seu rebanio", disse. Com base nas leituras do segundo domingo da Páscoa, o Prelado afirmou que "a Igreja de Viana acolhe na minha humilde pessoa o seu novo bispo, o seu novo pastor", dizendo em seguida que "na escola de Jesus Cristo aprendi, desde muito cedo, a trabalhar muito para o bem do seu povo". Dom Sumbelelo disse mesmo que  "procurarei fazer o que Jesus Cristo faria para a sua Igreja". E isto passa em primeiro lugar por anunciar o evangelho. O bispo prometeu, na sua acção pastoral, ouvir a todos, querendo dizer que vai "ouvir para decidir". Pediu às autoridades civis trabalhar em conjunto: "trabalhemos juntos para diminuir as assimetrias sociais, primando pela justiça social e pela dignidade da pessoa humana", para que deste modo, "o pão seja partilhado e abundante na mesa de todos".
Dom Emílio Sumbelelo foi nomeado pelo Papa Francisco no dia 11 de Fevereiro deste ano, transferido da Diocese do Uíje e sucede no cargo a Dom Joaquim Mendes, primeiro bispo de Viana, que passa agora a Bispo emérito daquela Diocese.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA