<$BlogRSDUrl$>

Caritas ajuda comunidades 

A convicção foi partilhada pelo senhor Adelino Carlos, técnico de campo ao serviço da Caritas do Cubal. “A família beneficiada empenha-se na ajuda á outras famílias, bem como toda a comunidade através da partilha dos rendimentos”, disse. A Caritas do Cubal, com ajuda da CRS há quase 10 anos, está envolvida na distribuição de animais, um projecto chamado repovoamento animal. A família recebe um par de caprino e cria até gerar uma cabeça e passa para outra família da comunidade. Para Adelino Carlos esta prática está a desenvolver as comunidades nas comunas e povoações do município do Cubal. As famílias debatem-se com dificuldades financeiras. A aquisição de uma cabeça de caprino permite que elas superem as dificuldades, umas até repentinas. Além do repovoamento animal, a Caritas administra também outros dois projectos. Projecto Sementes que através das organizações comunitária provê um certo fundo social de consumo com os rendimentos. Nalgumas comunidades, segundo o técnico de campo, as pessoas compraram motobombas com os rendimentos para aumentar a produção.
Outro projecto também a cargo da Caritas do Cubal é o Projecto de Moagens que é gerido na comunidade por um grupo de 5 pessoas que constituem o conselho económico. Na localidade de Kapupa a moagem gerou uma escola do 2º Nível. Para Adelino Carlos, o ganho comunitário é um indicativo de bom desempenho dos seus agentes. Os moinhos foram montado para reduzir o tempo e esforço desprendidos pelas mulheres na transformação do milho e outros cereais.
Os trabalhos de acompanhamento foram feitos através do projecto “Progresso com as Comunidades”. Nesta linha, foram levados a cabo alguns objectivos como incentivar o associativismo e desenvolvimento comunitário, liderança e participação de todos em assuntos que afectam a comunidade. A Caritas do Cubal apostou em continuar algumas das actividades iniciadas pela Cathilic Relief Services (CRS) .

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA