<$BlogRSDUrl$>

Católica de Benguela em Jornadas Científicas 

Terça-feira, 2 de Outubro de 2018: O Instituto Superior Politécnico Católico de Benguela (ISPOCAB) realiza de 1 a 3 de Outubro as III Jornadas Científicas subordinadas ao lema "O Corredor do Lobito: Contributo para o Desenvolvimento Sustentável de Angola". À luz do tema "Ensino Superior de Qualidade: Contributo para o Desenvolvimento Local", o evento reuniu académicos, estudantes e investigadores, no centro do Compão, no Município do Lobito.
A cerimónia de abertura contou com a presença de várias individualidades, com destaque para o Bispo de Benguela e Chanceler do ISPOCAB, Dom António Francisco Jaca, o Magnífico Reitor da Universidade Katyavala Bwila, Doutor Albano Ferreira Vicente, e representações da Administração do Lobito, das Forças Armadas, entre outras. O Magno Chanceler, Dom Jaca, no seu discurso de abertura convidou e apelou à comunidade académica a primar por uma investigação inspirada nos valores cristãos e evangélicos com critérios da busca da verdade científica.
Com a realização destas Jornadas Científicas, o ISPOCAB comemora o dia do seu Padroeiro, São Francisco de Assis, a 4 de Outubro, em cuja cerimónia será prestada uma homenagem ao Bispo emérito de Benguela, Dom Óscar Braga, pelo seu contributo em prol do desenvolvimento de Benguela por se destacar na criação de várias instituições católicas de ensino e promoção humana. 

Arquidiocese do Huambo tem novo Arcebispo
Trata-se de Dom Zeferino Zeca Martins até então bispo auxiliar de Luanda. O Prelado recebeu a nomeação do Vaticano, nesta segunda-feira, dia 1 de Outubro, para assumir a Arquidiocese do planalto central de Angola, em substituição de Dom José de Queirós Alves que resigna por limite de idade (75 anos), conforme as regras canónicas do exercicio do múnus episcopal.
Depois da notícia tornada oficialmente pública, Dom Zeferino Zeca Martins tem 90 dias para dentro deste tempo entrar na Arquidiocese com a tomada de posse cuja data ainda não foi avançada.
Em declarações aos órgãos de comunicação social, Dom Zeferino disse que "agradeço ao Santo Padre Francisco pela confiança" e aos seus novos diocesanos anunciou "que esperem acima de tudo um irmão".


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA