<$BlogRSDUrl$>

Tríduo Pascal: Católicos em Benguela levam Cruz de Jesus à rua 

Benguela, Sexta-feira Santa: as celebrações pascais deste ano de 2017 reuniram centenas de fiéis católicos de Benguela em torno de uma vivência intensa de fé durante esta Semana Santa, com vários actos celebrativos nas igrejas paroquiais.
Na cidade episcopal, os fiéis juntaram-se nesta Sexta-feira Santa, 14 de Abril, na paróquia de Nossa Senhora do Pópulo, para percorrer as principais ruas da cidade, com a Cruz Pascal, para marcar a memória da Via-Sacra. Dom Eugénio Dal Corso, Bispo de Benguela, presidiu ao acto litúrgico acompanhado de vários sacerdotes e diáconos, seminaristas e cerca de mais de 500 cristãos.
No início da Via-Sacra, o Bispo lembrou a todos os presentes o significado do acto, dizendo que lembramos aquele caminho que Jesus percorreu com a Cruz até ao Calvário para ser crucificado.
Celebração da Paixão-S. António
A Via-Sacra de Rua em Benguela foi implementada por Dom Eugénio Dal Corso há alguns anos e é já uma das maiores celebrações populares católicas da cidade, que chamam a atenção de milhares de pessoas. Este ano, o tranjecto partiu da Igreja do  Pópulo até à Sé Catedral, onde o Bispo abençoou os fiéis e toda a cidade de Benguela.

Lava-pés na Sé Catedral

Também hoje, antes da Via-Sacra, Dom Eugénio escolheu a Paróquia de Santo António da Fronteira (ver foto) para celebrar a Paixão do Senhor às 15h. Os fiéis daquela comunidade paroquial receberam ensinamentos do Pastor que lhes falou da centralidade da Paixão no processo que levou à morte de Jesus. Dom Eugénio disse, na sua homilia, a Cruz de Cristo é nossa salvação, pois, Ele nos amou até ao fim em obediência ao Pai.
No dia anterior, Quinta-feira Santa, o Bispo presidiu à Missa da Ceia do Senhor na Sé Catedral. O Pastor da Diocese repetiu o gesto de amor de Jesus lavando os pés a alguns fiéis, lembrando a noite em que Cristo instituiu a eucaristia, o sacerdócio e lavou os pés aos seus discípulos.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA