<$BlogRSDUrl$>

bispo! 

Dom José Manuel Imbamba é ordenado neste 14 de Dezembro de 2008, na Diocese de Lwena, como bispo do Dundo, na Província de Lunda Norte. O novo bispo da CEAST foi nomeado no dia 16 de Outubro 2008 para substituir Dom Joaquim Ferreira Lopes que acumulava, depois de ter sido nomeado para a recente criada diocese de Viana.
Dom Imbamba nasceu em Boma, Província de Moxico, de Lwena, no dia 7 de Janeiro de 1965. O bispo eleito do Dundo frequentou o Seminário Maior de Luanda, onde concluiu os estudos filosóficos e teológicos recebeu a ordenação presbiteral em 29 de Dezembro 1991, para a Diocese de Lwena, por Dom José Próspero d´Ascensão Puaty como primeiro sacerdote do clero diocesano.Para diocese, serviu a Igreja Local como pároco da Catedral e delegado diocesano da Caritas, de 1992 a 1995; nesse mesmo ano foi estudar na Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma, onde ficou até 1999; também foi Vigário Geral de Lwena e Director do Secretariado diocesano de Pastoral; ministrou aulas de filosofia no Instituto Médio Normal de Educação (IMNE) e de língua portuguesa no Instituto Médio de Saúde (IMS). Desde 2001 é o Secretário-geral da Universidade Católica de Angola e professor de Filosofia no Seminário Maior da mesma cidade.
A posse do novo bispo acontece logo a seguir a sua ordenação acontece dia 11 de Janeiro na sede episcopal, no Dundo, Província de Luanda Norte, como segundo bispo da diocese. O último bispo a ser nomeado antes de Dom Imbamba foi Dom Jesus Tirso Blanco, para a Diocese de Lwena.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA