A Diocese de Benguela recebeu a visita do novo Núncio Apostólico em Angola e São Tomé, Dom Petar Rajic neste dia 20 de Agosto de 2016. O representante do Santo Padre no nosso país foi recebido no areoporto internacional da Catumbela pelo Bispo de Benguela, Dom Eugénio Dal Corso, acompanhado pelo Bispo emérito Dom Óscar Braga, o Vigário Geral padre Eduardo Alexandre e pelo Chanceler da Cúria, padre Geraldo Amândio Ngunga.
O Núncio Apostólico veio pela primeira vez a Benguela, acompanhado pelo seu secretário Monsenhor Ervin Lengyel, para uma visita de três dias. À chegada, Dom Petar Radic cumprimentou as autoridades do Governo Provincial. Visitou depois a residência presbiteral da paróquia da Arrábida, na Restinga, passando pela igreja paroquial do Compão e reuniu-se no salão paroquial da Caponte com todos os missionários que trabalham no Lobito, Catumbela, Bocoio e Balombo.
No domingo, 21, o Núncio Apostólico presidiu à eucaristia com a celebração do sacramento da confirmação na paróquia do Pópulo. À tarde reuniu-se com as direcções do Seminário do Bom e com os seminaristas. No último dia da sua visita, 22 de Agosto, Dom Petar foi recebido na Administação Municipal do Lobito e presidiu à missa na paróquia de São Martinho de Lima, no Alto-Liro.
Falando aos fiéis, no fim da eucaristia, o Núncio anunciou a futura diocese do Lobito, pedindo que "deveis rezar pela Igreja... e pela futura diocese do Lobito".
O representante do Papa em Angola terminou a sua visita com uma reunião com todos os missionários da diocese de Benguela, no Seminário Maior de Filosofia.
Dom Petar Rajic inteirou-se da realidade pastoral da Diocese, constatando o dinamismo pastoral em vista à criação da futura diocese do Lobito. Na cidade portuária, Dom Petar visitou ainda a futura igreja paroquial do Sagrado Coração de Jesus do Lobito, ouviu do pároco, padre José Adriano Ukwatchali explicações do andamento das obras.
Escreva para a nossa redacção diocese.novorumo@gmail.com