<$BlogRSDUrl$>

A SÉ CATEDRAL DE BENGUELA FOI DEDICADA 


A Missa de dedicação da Sé Catedral presidida pelo bispo da Diocese, Dom Eugénio Dal Corso, ladeado pelo bispo emérito, Dom Óscar Braga, na Sé Catedral, constituiu um marco histórico na comunidade cristã da Diocese de Benguela. A comunidade católica da diocese viveu com muita alegria um dia muito significativo no qual a igreja mãe (paróquia de Nossa Senhora de Fátima Sé Catedral) foi dedicada.
Na sua homilia, o bispo da Diocese, Dom Eugénio Dal Corso elucidou os gestos e simbolismos presentes no rito de dedicação da paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Sé  Catedral e enfatizou as razões pelas quais devemos reverenciar os santos altares dos templos católicos: “O altar é consagrado e dedicado a Deus”. Pertence a Ele, por isso é sagrado. Ele representa pela consagração o próprio Cristo - cabeça da Igreja. O altar é propriedade do Senhor, é destinado a Ele.
             Após a profissão de fé, o canto da Ladainha foi entoado como prece de dedicação do altar. Em seguida, o bispo ungiu o altar com o óleo crismal e as doze cruzes (símbolo dos doze Apóstolos) pelo Vigário geral da diocese, o Padre Eduardo Alexandre e o Reitor do Seminário Maior de Teologia, o Padre Estêvão Binga.
            No início, e no momento de agradecimentos e homenagens foram referenciados Dom Armando Amaral dos Santos, primeiro bispo da diocese, Dom Óscar Braga, segundo bispo e o actual bispo, Dom Eugénio Dal Corso. Foram párocos: padre Manuel Teixeira, padre Manuel da Silva Pereira do clero do Porto, padre Mário Lucunde, actual bispo de Menongue, padre José Nambi, bispo do Kuito, padre Francisco Katchilinguitchimwe e padre Pedro Lufume, ainda em exercício.
             A igreja de Nossa Senhora de Fátima começou a ser erguida a partir de 1967. Ainda hoje continua em construção. No futuro, espera-se a conclusão da residência sacerdotal e do bispado à sua volta, num estilo arquitectónico de uma beleza que conjuga a arte sacra e o espírito litúrgico celebrativo. Concelebraram sacerdotes do clero secular e religioso com a presença de religiosas e religiosas dos vários institutos de vida consagrada e sociedade de vida apostólica a trabalharem na diocese e mais de quatro dezenas de fiéis.



This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA