<$BlogRSDUrl$>

Bispos cumprimentam Governador de Benguela 

Os Bispos da Conferência Episcopal de Angola e S. Tomé começaram esta terça-feira, 21 de Março, os trabalhos da I Assembleia Plenária que se realiza na Catumbela. 
Governador de Benguela despedindo-se dos Bispos
Longo pela manhã a eucaristia de abertura foi celebrada na paróquia do Sagrado Coração de Jesus pelos Prelados e fiéis. Em seguida, os Bispos foram apresentar cumprimentos de cortesia ao Governador da Província de Benguela, Eng. Isaac Maria dos Anjos que os recebeu na sede do Governo Provincial. Numa audiência de Cerca de 45 minutos, o Governador de Benguela descreveu o quadro geral da situação política, social e económica da Província que lidera, considerando-a de "estável". 
O Governador explicou aos Bispos a implementação de projectos de desenvolvimento social e económico da Província, destacando os sectores da educação, agricultura, energia e águas. O Governante realçou o papel da Igreja Católica e a importância de estabelecer parcerias sobretudo no sector do ensino. Isaac dos Anjos disse que o seu Governo está a estudar programas de educação, nas zonas do interior da Província, que passarão por fixar escolas nas missões católicas para facilitar a extensão do ensino a áreas mais vulneráveis.
O Governador de Benguela reconheceu o papel da Igreja Católica em vários aspectos da vida religiosa, social e cultural a nível da Província e do País em geral.
Da parte dos Bispos, Dom Dionísio Hisiilenapo, em representação do Presidente da Conferência Episcopal, Dom Filomeno Vieira Dias, que não esteve presente na cerimônia por motivos de agenda, agradeceu o gesto e gentileza do Governador e a sua equipa pelo acolhimento e por ter criado as condições para a realização da I Assembleia Plenária em Benguela.
Dom Dionísio garantiu que a Igreja acompanha com muita atenção a implementação das acções do Governo, fazendo a sua parte em prol do serviço "à mesma pessoa" para assegurar a "sua dignidade".
Sobre o processo do registo eleitoral, o Bispo disse que a Conferência Episcopal encoraja e aconselha maior empenho, além de tudo o que já foi feito até agora, para que o processo eleitoral venha dignificar o País, para "o bom nome da Nação".
No fim da audiência, os Bispos regressaram a Catumbela, onde receberam cumprimentos de boas-vindas da Administradora Municipal, Dra. Filomena Maria (na foto), que também agradeceu por terem escolhido "o Município mais jovem da Província" para o encontro. A seguir, deu-se início aos trabalhos da Assembleia Plenária que começaram hoje com a primeira sessão de formação dos Prelados e ecónomos diocesanos.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA