<$BlogRSDUrl$>

Dom Filomeno Vieira Dias nomeado Arcebispo de Luanda 

A Arquidiocese de Luanda já tem um novo Arcebispo. Trata-se de Dom Filomeno Vieira Dias do Nascimento que exercia até agora as funções de Bispo de Cabinda. A notícia foi tornada pública pela Rádio Vaticano, às 12h do dia 8 de Dezembro do corrente ano.
Numa nota da Nunciatura Apostólica em Angola, “aos fiéis católicos presentes em todas as Dioceses de Angola e assim como a todos os angolanos e aos homens de boa vontade”, comunica-se que Sua Santidade o Papa Francisco nomeou Sua Excelência Reverendíssima Dom Filomeno Vieira Dias do Nascimento Vieira Dias, como Arcebispo Metropolitano de Luanda”.
Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias sucede no cargo a Dom Damião Franklin, falecido em Maio deste ano, por doença.
 Dom Filomeno Vieira Dias nasceu a 18 de Abril de 1958 em Luanda. Foi ordenado sacerdote a 30 de Outubro de 1983, pelo então Bispo auxiliar de Luanda Dom Pedro Luís Scarpa.

Enviado a Roma para prosseguir estudos, licenciou-se em Filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana, tendo obtido ainda o doutoramento em Teologia na Universidade Lutherana, também em Roma.        
Estudou ainda jornalismo e comunicação social em Luanda e no Instituto Católico de Paris, diplomou-se em Praxis jurídico-administrativo na Escola Prática da Congregação para o Clero em Roma.           
Foi nomeado bispo auxiliar de Luanda, a 30 de Outubro de 2003, e recebeu a sagração episcopal a 11 de Janeiro de 2004. A 11 de Fevereiro de 2005, foi nomeado Bispo de Cabinda pelo Papa João Paulo II, tendo tomado posse na Diocese a 10 de Junho de 2006.
Entre os vários cargos que Dom Filomeno desempenha, actualmente, a nível nacional e internacional, destacam-se os de Vice-Presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé; e de Membro do Pontifício Conselho para Cultura, desde 29 de Março de 2014.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA