<$BlogRSDUrl$>

Jubileu reuniu a comunidade 

A missão Paróquia de Nossa Senhora da Nazaré encerrou as festividades do Jubileu. O acontecimento constava da agenda da visita pastoral a comunidade, iniciada na sexta-feira. Reunindo autoridades do poder público, no sábado, o pároco, padre Ezequiel Faria organizou o acto cívico, com o objectivo de que a história dos 50 anos da missão sejam inscritos na história da cidade de Benguela, dada a importância histórica e cultural da Missão Católica Nossa Senhora da Nazaré. Na recepção, o Governador de Benguela enalteceu a obra e convocou os presentes ao reconhecimento do nome da figura histórica homenageada no jubileu, padre Horácio da Silva da Congregação dos padres Espirito Santo.

Projecto de Inserção Socio-Infantil atrai jovens estrangeiros 

Projecto de Inserção Socio-Infantil atrai Jovens estrangeiros à Angola
A experiência é de Sandra d´Onofrio 26 anos e Simone Galtmbert 27 anos, italianos no Projecto de Inserção Socio-Infantil (PISI), no município da Ganda província Benguela, em Angola. O PISI é uma Organização Não Governamental angolana, criada pelo padre Adriano Ukwatchali, junto da comunidade universitária “Gostei muito da maneira dele de falar, da interpretação que dava dos factos e do entusiasmo e amor pela sua terra” , disse Sandra.
Sandra d´Onofrio é formada em Relações Internacionais. Ela disse que foi numa conferencia na Universidade Católica de Milão que teve contacto com o Adriano Ukwatchali. Em relação ao seu curso académico, afirmou que o projecto PISI em muitos aspectos encarna a parte prática da teoria aprendida na Universidade, sustentada por teorias e ideias aprendidas em algumas cadeiras de faculdade, sobretudo ligado ao desenvolvimento sustentável e a educação no caminho do desenvolvimento.
Para a jovem italiana, na Ganda, o projecto visa mobilizar a própria comunidade local: “sem trabalhar muito com a comunidade local pode ser uma coisa boa aberta, mas vai embora logo” , disse. Para os moradores da Ganda beneficiados com o projecto esse é o mérito do PISI em relação à outros projectos parecidos. “O Projecto de Inserção Sócio Infantil (PISI) parece uma coisa nossa” , disse João Baptista, um dos sobas da Ganda que trabalha com o PISI. Na sua experiência defende que foi bem recebida, mas : “ há sempre os problemas interculturais, porque para além de falarmos uma língua diferente falamos linguagens diferentes e isso dá sempre qualquer incompreensão” argumentou. Para Sandra seria muito bom como estrangeira falar a língua local. Para ela, na Europa se você conhece uma língua mais facilmente dominará outras línguas por que os níveis de comunicação são parecedidos. “Aqui se percebe que o sistema de comunicação é muito diferente das línguas europeias e aprender uma língua local é aprender um sistema de comunicação” opinou. Na presente conjectura da mundialização da cultura ou globalização como chamam alguns, Sandra d´Onofrio defende o equilíbrio na proposta de cooperação entre as culturas: Não se pode dizer que tudo que é local é bom, as culturas podem mudar aceitando valores que possam vir de fora dela.
Sandra é a primeira de dois irmãos. Filha de Fancesco e Hannelore. Longe da família, não se arrepende da decisão que tomou. Além da satisfação humana de estar ao lado dos que sofrem, disse que aproveita bem o seu tempo habilitando o seu curso de faculdade em Relações Internacionais as relações entre povos na comunidade africana da Ganda / Angola /Benguela, no projecto do PISI. As dificuldades não são poucas, a falta de recursos para ampliar as estruturas de acolhimento das crianças é uma delas. Fale com Sandra e dê a sua opinião: sandra.donofrio@gmx.de

Benguelense ordenado na Argentina 

Domingos Cambila, Pobre Servo da Divina Providencia, foi ordenado padre em Boenos Aires-Argentina, dia 23 de Maio 2004. Cambila é natural do Bocoio, Benguela e recebeu a ordem de diácono, em Benguela de D. Oscar. Ao lado de seus confrades, na Argentina o novo padre agradeceu a Deus revivendo o caminho vocacional iniciado em Benguela. Para Anthony que escreveu para o blogspot, o momento foi de memória e comunhão com a Igreja Universal. Domingos Cambila é calabriano e está na Argentina, desde 2000.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA