<$BlogRSDUrl$>

Bispo do Sumbe nomeado arcebispo de Malanje 

 Quarta-feira, 29 de Setembro de 2021: O Santo Padre Francisco nomeou hoje o Bispo do Sumbe, D. Luzizila Kiala, para arcebispo metropolita da Arquidiocese de Malanje, vacante há cerca de um ano na sequência da morte de D. Benedito Roberto a 8 de Novembro de 2020 por doença. A notícia foi tornada pública hoje em nota divulgada pela Nunciatura Apostólica em Angola e S. Tomé e divulgada pela Rádio Ecclesia em Luanda.


Várias foram as reações à nomeação de D. Luzizila para a Sé de Malanje que endereçaram votos de felicitações e êxitos na nova missão episcopal do novo arcebispo. Com a sua transferência, D. Luzizila já saudou os seus novos diocesanos de Malanje e disse que vai continuar como administrador da Diocese do Sumbe até que seja nomeado o novo bispo

D. Luzizila Kiala nasceu no dia 19 de Novembro de 1963 na Damba, diocese do Uíge. Após os estudos primários e secundários, foi admitido no seminário de S. Paulo, no Uíge, onde recebeu a formação em Filosofia. Fez os estudos de Teologia no Seminário Maior de Cristo Rei, no Huambo. Foi ordenado padre na sua cidade natal, no dia 23 de Agosto de 1992. De 1992 a 1994 foi administrador paroquial de Songo, Bembe e Caipemba. De 1994 a 1997 foi diretor espiritual externo do Seminário do Uíge. De 1997 a 2001 estudou na Pontifício Universidade Gregoriana, onde obteve o doutoramento em Teologia Espiritual.

De 2001 a 2008 foi vigário paroquial de Bembe, membro do Conselho Presbiteral, membro do Colégio de Consultores, membro do Conselho par os negócios económicos, diretor espiritual residente do seminário do Uíge, vigário forâneo, presidente das comissões diocesanas para os emigrantes, da Liturgia e da Música Sacra, vigário espiscopal e professor no seminário.

De 2008 até à sua nomeação para bispo do Sumbe, foi Vigário Geral da diocese do Uíge, pároco da Igreja Catedral, Assistente eclesiástico da Associação Cristã de Gestores e Dirigentes (ACGD) da diocese do Uíge.


 


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA