<$BlogRSDUrl$>

Novo Bispo de Benguela já está na Diocese 


Sexta-feira, 8 de Junho de 2018: O novo Bispo da Diocese de Benguela, Dom António Jaca, chegou na manhã de hoje à cidade episcopal. À chegada ao aeroporto internacional da Catumbela,  Dom Jaca foi recebido pelos Bispos eméritos de Benguela, Dom Óscar Braga e Dom Eugénio Dal Corso; e foi ainda recebido pelas autoridades do Governo Provincial representadas pela Vice-Governadora, Dra. Deolinda Valiangula e o Vice-Administrador Municipal da Catumbela, Dr. Gonzaga Lino.



Dom António Jaca veio acompanhado pelo Arcebispo de Saurimo e Vice-Presidente da CEAST, Dom José Manuel Imbamba. Centenas de fiéis diocesanos de Benguela, entre sacerdotes e religiosas de diversas congregações aguardavam no aeroporto pela chegada do novo Pastor que acolheram com muita alegria, cânticos e dança. 
No Bispado, Dom António Jaca foi recebido por um banho de gente. Centenas de mulheres da Promaica e seminaristas de Teologia do Bom Pastor acolheram o Bispo com cânticos e palmas, ao longo da grande Av. Governador Coutinho.
O novo Bispo disse, em declarações à imprensa, que vem com espírito de missão e "conta com todos" para e agradece o caloroso acolhimento dos cristãos de Benguela. À tarde, Dom Jaca foi recebido no palácio do Governo Provincial, onde apresentou cumprimentos ao Vice-Governador em representação do Governador Provincial.
À noite O Bispo rezou com os missionários da cidade episcopal, na Missão da Nazaré. Dom Jaca agradeceu a todos e pediu oração pela sua nova missão, sublinhando a unidade e o trabalho conjunto.


Nota biográfica



Nasceu no Quéssua, Província de Malanje, a 3 de Novembro de 1963.

Formação: fez os estudos primários no Quéssua e os secundários em Malanje; curso propedêutico (1979-1981) e filosófico (1981-1984), no Seminário Maior de Luanda); curso superior de teologia no Teologado Eugénio de Mazenod em, em Kinshasa onde obteve o grau de bacharel em Teologia (1987-1991).

Diplomas: D. António Jaca é diplomado em Ciências da Comunicação Social na Universidade de Saint Paul em Otawa; Mestrado em Comunicação Social na Universidade do Québec em Montreal, no Canada (1994-98).

Emitiu os primeiros votos na Congregação do Verbo Divino em 1987, seguindo-se a profissão Perpétua na mesma Congregação, a 8 de Setembro de 1990. Foi ordenado Sacerdote a 29 de Setembro 1991 em Malanje. Como padre exerceu o seu ministério desempenhando os seguintes cargos: na Missão do Nzeto, Diocese de Mbanza Congo (1991-1994); Director da Rádio Ecclesia e Vice-Superior Provincial da sua Congregação (1999-2002); Superior Provincial (2002–2007); Nomeado primeiro Bispo da Diocese de Caxito a 6 de Junho de 2007, tendo recebido a ordenação episcopal em Luanda, a 22 de Julho de 2007. Tomou posse como Bispo de Caxito a dia 14 de Outubro de 2007. Nesta Diocese, exerceu o seu múnus episcopal durante 11 anos.

Nomeado Bispo da Diocese de Benguela por sua Santidade o Papa Francisco a 26 de Março de 2018; com a tomada de posse como 4º Bispo de Benguela a 9 de Junho de 2018.
 

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA