<$BlogRSDUrl$>
Companhia de Santa Teresa de Jesus
Irmas Teresianas fizeram capitulo provincial de 5 a 11 de março, em Luanda. Os trabralhos foram precedidos por capitulos locais de que foram propostas sugestões para o provincial. Paixão por Deus e pela Humanidade foi o tema que dominou os trabalhos, animados pela Ir Valmir Agata, vigária geral. De Benguela participaram as irmãs Avelina Calumbo e Luciana Nangudi. Segundo elas, foi muito interessante porque permitiu a sintonia com a Igreja universal e, no contexto de Angola, uma abordagem mais circunstancial. É provincial a Irmã Florentina Tchambula e Madre Geral a Irmã Carmem Batolomé.As irmãs Teresianas estão em Angola desde 1949. A primeira fundação das irmãs foi a do Balombo, na Diocese de Benguela. Entre os desafios para Angola, as Irmãs tem o projecto da Rádio Escola, com a proposta do ensino a distância para as populações rurais, no Katchiungo Huambo.
Caritas viveu XII Assembléia
Os trabalhos da caritas terminaram com um grande apelo para a modernização da caridade. Nos dias de hoje, segundo os participantes é preciso dar a caridade um novo nome: Desenvolvimento. A intervenção do padre Venancio Branco foi muito sugestiva, no debate “É preciso agir para o pobre, mas também é preciso agir com o pobre”, disse, abrindo caminho para o que ele chamou amor “promocional de Jesus”.
A caritas de Benguela está, segundo o padre Eduardo Alexandre, Director Diocesano a viver um momento particular de equilibrio entre o novo, sugerido pela visão macro estrutural das organização humanitarias e a tradição da sua relação comunitária e assistencial. A missão da instituição está, segundo o director, em reforçar a sua estrutura de rede com as comunidades, sem perder a solidariedade cristã sem a qual a caritas seria apenas uma ONG, frustrando assim a caridade cristã. Caritas faz assembleia de 15 a 17, na casa dos cursos no cavaco em Benguela. Padre Venancio foi oradador. O presbitero falou da missão da caritas. Dom Oscar acompanha os trabalhos.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA