<$BlogRSDUrl$>

Bispo de Benguela anuncia construção do centro diocesano de pastoral 

Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2018: O Bispo de Benguela, Dom António Jaca, anunciou hoje a construção de um Centro Diocesano de Pastoral, a partir do próximo ano de 2019. O anúncio foi feito durante a homilia da missa de encerramento da Assembleia Diocesana de Pastoral que decorreu esta semana, na Missão Católica da Nazaré, em Benguela.

O Prelado apelou a todos os diocesanos, padres, religiosos e religiosas de vida consagrada, e todos os fiéis a empenharem-se na colaboração a favor do projecto que tem como finalidade a realização de eventos pastorais diocesanos e dignificar toda a acção missionária e evangelizadora da Diocese. Dom Jaca disse também que o centro terá como patrono o primeiro Bispo de Benguela e será chamado "Centro Diocesano de Pastoral Dom Armando Amaral dos Santos". O complexo será edificado no terreno da Capelinha de Nossa Senhora dos Navegantes e estima-se que a primeira pedra seja lançada no dia 1 de Junho de 2019, altura em que será a abertura do Jubileu dos 50 anos que a Diocese celebra em 2020 que também já foi anunciado pelo Prelado e tem já comissões de preparação constituídas a trabalhar.
Dom Jaca apelou à juventude, nomeadamente os escuteiros e outros movimentos juvenis a percorrer as nossas cidades em recolha de donativos para a construção do centro.
O Bispo agradeceu o empenho e a participação de todos os agentes de pastoral pelo contributo que deram durante estes dias de trabalho que serviram para a preparação do ano pastoral de 2019.

Nomeações
Dom António Jaca nomeou novos arciprestes em substituição dos antigos em todos os arciprestados da Diocese e criou novas paróquias. O Chanceler da Cúria, padre Geraldo Amândio Ngunga proferiu à leitura dos novos nomeados e das paróquias criadas. Para novos arciprestes foram nomeados:
1. Pe. Felisberto Rodriguez Martin, arcipreste de Benguela Sul (substitui ao Pe. Domingos Katanganha)
2. Pe. Raimundo Quintas Alberto, arcipreste de Benguela Norte (substitui ao Pe. Martinho Kavaya)
3. Pe. Amadeu Ngula, arcipreste do Lobito Sul (substitui ao Pe. José Mombo)
4. Pe. Feliciano Palanga, arcipreste do Lobito Norte (substitui ao Pe. Miguel Pquenino)
5. Pe. João Kasuki, arcipreste do Chongoroi (reconduzido)
6. Pe. Venâncio Javela, arcipreste do Balomgo (substitui ao Pe. Quintino Kalianguila)
7. Pe. Eurico Pinto Piyali, arcipreste do Cubal (substitui ao Pe. Paulo Tchipa)
8. Pe. Tiago Kassoma, arcpreste da Ganda (substitui ao Pe. Alberto Ilídio)

Nova Paróquias (desmebradas da Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes)
1.  Paróquia de Nossa Senhora Rainha da Paz
2. Paróquia S. João XXIII
3. Quase Paróquia S. João Paulo II
4. Quase Paróquia S. Domingos Sávio
O anúncio destas novas paróquias não faz menção dos respectivos párocos, pelo que poderão ser nomeados nos próximos tempos.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA