<$BlogRSDUrl$>

Padre Estêvão Binga nomeado Bispo Auxiliar de Benguela 

 Quinta-feira, 4 de Novembro de 2021 - O padre Estêvão Binga, do clero diocesano de Benguela, foi ontem nomeado pelo Santo Padre Francisco bispo auxiliar desta diocese. A notícia apanhou os agentes da evangelização e fiéis de Benguela como uma surpresa agradável depois de, nos dias 29 a 31 de Outubro passado, o Núncio Apostólico em Angola, Dom Giovani Gaspari, ter visitado a zona Leste da Diocese. O Bispo diocesano, Dom António Francisco Jaca, convocou para a Sé Catedral os vigários geral e episcopais, párocos e administradores dos Centros Autónomos de pastoral, os superiores e superioras das congregações religiosas que trabalham na diocese para anunciar a notícia que foi largamente aplaudida. 

Presença especial que testemunhou o anúncio foi o Arcebispo do Huambo, Dom Zeferino Zeca Martins. Nas suas palavras, o Prelado mostrou-se satisfeito "pela solicitude pastoral do Papa Francisco" para com a Igreja de Benguela, pois "na última visita Ad Limina Apostolorum, o Santo Padre disse que está muito próximo da Igreja de Angola", disse D. Zeferino Zeca.

O novo Bispo, Dom Estêvão Binga, agradeceu "a Deus, aos meus pais, ao Santo Padre, a Dom Jaca, aos sacerdotes, aos religiosos/as e todos" as orações, dizendo que agora "mais vou precisar". Aos 55 anos de idade, D. Estêvão exercia, até à data da sua nomeação ao episcopado, os cargos de reitor do Seminário Maior de Teologia do Bom Pastor, Membro do Colégio dos Consultores e do Conselho Presbiteral e professor no mesmo Seminário e no Instituto de Ciências Religiosas (ICRA). Depois de receber a formação sacerdotal nos Seminários do Bom Pastor, em Benguela, e de Cristo Rei, no Huambo, Dom Estêvão Binga doutorou-se em Teologia Dogmática na Universidade de Burgos, em Espanha.

A Diocese de Benguela torna-se assim na primeira em Angola a ter um Bispo Auxiliar, prática que até então circunscrevia-se unicamente à Arquidiocese de Luanda.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA