<$BlogRSDUrl$>
Diáconos
Jornada de Formação de 9 diáconos termina hoje em Benguela. Os trabalhos ocuparam o bispo da diocese que se desdobrou em serviço com os diáconos, na casa dos curso no Cavaco. Segundo aorganização dom Eugénio ocupou-se do Celibato, da Pastoral e da Liturgia. Os diáconos foram ordenados em junho do ano passado, num grupo de 23 ordenações. Provavelmente terão às ordens ao presbiterado em Agosto, segundo a agenda do prelado.

Éis-me aqui
A resposta marcou o acto de entrega de duas novas religiosas na congregação das Irmãs Filhas da Caridade de Maria Imaculada, neste 7 de Junho de 2009, em Benguela. As irmãs Joaquina Mbundu e Avelina Maria Jamba Situkuli Mário. Joaquina nasceu no Bocoio em 1982, filho de Avelino Tchipembe e Laurida Ngueve. Por sua vez, a Ir. Jamba, filha de José Mário e Teresa Siyovoka, disse que foi o acolhimento que a marcou num encontro de vocacionados das Filhas da Caridade de Maria Imaculada. A jovem professa garantiu estar “disposta a ir onde houver maior necessidade”, sublinhou. As jovens irmãs fizeram uma caminhada de cerca de 5 anos de formação, como postulantes e noviças. A Congregação das Filhas de Maria Imaculada foi fundada em Tcubaya, na cidade do México, em 1924, e chegou a Angola em 1980, instalando-se em Benguela para trabalhar no seminário do Bom Pastor.

Creche do PISI fecha a casa
Creche do Projecto da Inserção Socio-Infantil da Diocese de Benguela no Municipio da Ganda, fechou portas às crianças por falta de dinheiro. "Nós dependiamos de ajuda de familias por crianças e estas ajudas pararam, não temos condições para continuar", disse o padre Adriano Ukwatchali. O projecto de cresche na Ganda vivia de outros projectos que o próprio PISI implementava, com o qual as familias localmente colaborava, com uma ajuda mensal de 2 mil kwanzas. Instituições ligadas às crianças em Angola não abraçaram a causa. Diante da carência de doadores de o projecto de vivia a creche decidiu fechar as portas. A noticia não é boa para a criança no meio rural como é a Ganda, no interior de Benguela, dado o esforço que está a fazer para conter o crescimento de crianças nos grandes centros urbanos.

Hospital do Cubal
Uma comissão técnica do Governo Provincial trabalhou no Cubal em vista a encaminhar a parceria de serviço do Hospital Diocesano com o Ministério da Saúde, de acordo com o protocolo Igreja e Estado na área da saúde. Até ao momento, o hospital tem trabalho com as suas próprias forças em ordem a manter o ritmo de atendimento às pessoas.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA