<$BlogRSDUrl$>

Ano Lectivo 2012 no Seminário 

Dom Eugénio Dal Corso declarou a abertura oficial do ano escolar no Seminário Maior de Benguela, durante uma missa celebrada na Sé Catedral, no dia 26 de Fevereiro do corrente ano. O prelado anunciou à assembleia presente “declaro aberto oficialmente o ano lectivo do Seminário”.
A cerimónia da abertura do ano lectivo celebrou-se, este ano, na Igreja mãe da Diocese, onde os formadores e seminaristas foram acompanhados pela comunidade paroquial. O Seminário é o coração da Diocese. Daí que a iniciativa de a abertura ser na Catedral tem também um significado próprio.
Os apelos de Dom Eugénio reflectiram-se no aspecto da formação dos futuros padres, o que levou o Bispo a rezar a prece especial “pelos formadores e professores para que saibam ajudar os seminaristas” na sua vocação.

Todos os seminaristas de Teologia e Filosofia da Diocese de Benguela e de outras dioceses entraram no Seminário no dia 24 de Fevereiro, depois das férias em família. Segundo as estatísticas fornecidas ao Novo Rumo pelo padre Estêvão Binga, este ano o Seminário de Teologia conta com 95 seminaristas, dos quais 77 diocesanos em regime de internato e 18 religiosos (externos).
Quantos aos seminaristas de Filosofia, de acordo com os números avançados pelo Prefeito de Estudos, padre Eurico Pinto, o número total este ano é de 82 seminaristas, sendo 55 da Diocese de Benguela e de outras dioceses; e os restantes de outras congregações religiosas que irão frequentar as aulas em regime de externos.
Já no Seminário Médio do Propedêutico, segundo o Reitor, padre José Andrade, estão matriculados 108 seminaristas internos diocesanos e espera-se o número de externos (ainda não disponível) venha a aumentar o total para cerca de 200 alunos.

Reunião de professores
Dom Eugénio Dal Corso convocou a primeira reunião de professores de Filosofia e Teologia, esta segunda-feira, dia 28 de Fevereiro, que teve lugar numa das salas do curso de Teologia. Depois de as direcções dos dois seminários analisarem certos aspectos relativos ao ano passado avançaram-se perspectivas para o novo ano que inicia.
O Bispo da Diocese motivou os professores a dedicarem-se mais e a preparar bem as aulas, chamando à atenção de todos para o sentido de “responsabilidade” na actividade docente. Entretanto, as aulas já tiveram início hoje, 28 de Fevereiro.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA