<$BlogRSDUrl$>

Procissão apela a formação da consciência moral 

A Igreja Católica em Benguela celebram a festa do “Corpus Christi”, no dia 14 de Junho de 2009, com veemente apelo à Consciência Moral do Cristão e o incentivo a reconciliação. O tema consta do 3º Objectivo Especifica do Plano Pastoral traçado para este ano. Diante da crescente onda de actos de violência no seio da família praticados até da parte de pessoas que se dizem cristãs a educação a consciência moral apresenta-se como um desafio.
A Igreja acredita que Cristo presente na Eucaristia é vida e luz do mundo, luz que ilumina que com a sua palavra e o dom da consciência ilumina a nossa vida; é vida que com o Seu Espírito nos dá força para sermos luz do mundo. Por isso, o Secretariado Diocesano de Pastoral, em Benguela, orienta as comunidades para a vivência do dia do Corpus Christi nas comunidade com particular espírito de fé e devoção ao Santíssimo Sacramento e responsabilidade, com antecipada informação às autoridades locais para a devida cobertura do acto religioso. No município de Benguela, a procissão partirá da Igreja Nossa Senhora do Populo, às 14h 30m para a Igreja da Sé — Catedral. No município do Lobito, partirá da Zona Comercial, às 14h 30m, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, para a Igreja de S. José, na Caponte. Na Catumbela, a procissão partirá da Missão da Catumbela, as 14h 30m até a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, no centro da cidade. No Cubal, será às 15h da Missão para a Paróquia. Na Ganda, será às 14h do lugar onde se celebra a missa do domingo para o centro S. Paulino no bairro da Maia. Na Baia Farta, a procissão partirá do Centro Santo Agostinho para a paróquia, no centro da cidade. Durante a procissão os fiéis vão a rezar, meditar interpelando, nas diferentes estações, para o sentido eucarístico do viver em familiar. O dia, na Igreja Católica, é reservado para a primeira comunhão das crianças convidadas a desfilar com vestes brancas, pelas ruas da cidade, como testemunho da sua fé.
No calendário litúrgico a festa é celebrada na quinta-feira feira depois da festa da Santíssima Trindade, como festa de preceito. Em Angola, como e noutros países, onde não há esta memória a festa é celebrada no domingo seguinte.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA