<$BlogRSDUrl$>

Dom Jaca apela à solidariedade dos católicos durante estado de emergência 

Sexta-feira, 27 de Março de 2020:  O Bispo de Benguela, Dom António Jaca apelou ontem aos fiéis católicos a estarem solidários com as pessoas mais vulneráveis durante o estado de emergência decretado em Angola devido à pandemia do covid 19.
O apelo foi dado pelo Prelado numa entrevista na Rádio Eclesia de Benguela onde lançou o convite a todos os angolanos a terem "esperança" e viver com "responsabilidade" o momento presente: "estamos perante uma emergência de saúde que exige cuidados. É importante que cada um faça a sua parte. O melhor remédio é ficar em casa, ter o mínimo em casa e não saiamos sem necessidade", disse. Sobre os que se aproveitam do momento sem respeitar a ordem, Dom Jaca disse que "é irresponsabilidade, falta de sentido de solidariedade e falta de respeito para com as outras pessoas". Defendeu que "há que se importar com a saúde dos outros, é importante termos consciência de que é uma pandemia e lutarmos todos contra ela".

O Bispo pediu mais atenção às pessoas desfavorecidas: "as pessoas mais vulneráveis vão sofrer muito, é importante sermos solidários, com todas as precauções e cuidados, não podemos fechar-nos a essas pessoas". Aos fiéis em particular, recomendou "os nossos serviços da Caritas diocesana, estar atentos, os fiéis sabem nos bairros onde se encontram essas pessoas", e apoiá-las "com medidas de precaução necessárias". 
Sobre a suspensão das missas nas igrejas, Dom Jaca apelou a que os fiéis "redescubram agora a oração em família, viver a missa pela rádio e por outros meios como as televisões". A comunhão espiritual, fazer as leituras, o terço em família, partilha e meditação, e fazer da nossa casa uma igreja doméstica, foram propostas que o Bispo fez aos cristãos.
O estado de emergência em Angola foi decretado pelo Presidente da República, João Lourenço, e vigora desde o dia 27 de Março, durante 15 dias e poderá ser automaticamente prorrogado se se justificar, como medida de prevenção e combate à pandemia do coronavirus ou covid 19.

Sacerdotes de Benguela em jubileu 

Os sacerdotes do clero de Benguela celebraram a festa jubilar no dia 17 de Março deste ano, na Sé Catedral de Benguela, com diversas actividades que marcaram o dia. O programa constava de vários testemunhos de vida de alguns sacerdotes com vasta experiência pastoral e de vida sacerdotal, diocesanos e religiosos, de manhã e à tarde.
O ponto central foi a eucaristia jubilar presidida pelo Bispo da Diocese, Dom António Francisco Jaca e a confraternização à hora do almoço. A jornada acontece no âmbito da comemoração do Ano Jubilar da Diocese de Benguela que termina em Junho próximo.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA