<$BlogRSDUrl$>

Ordenação sacerdotal no Lobito 

Horácio Pascoal Manuel Chiwale, diácono da congregação do Espírito Santo em Angola, recebeu a ordenação sacerdotal no dia 31 de Maio, na Paróquia de São João Baptista do Lobito.
O novo sacerdote foi ordenado pelo Arcebispo de Malanje, Dom Benedito Roberto, pertencente também à mesma congregação que se deslocou a Benguela para presidir à cerimónia.

Horácio Pascoal nasceu no Lobito, a 8 de Abril de 1985 e foi baptizado na Paróquia de São João a 28 de Setembro do mesmo ano. A sua trajectória vocacional começou na sua paróquia de origem, tendo já muito cedo apanhado inclinação para o carisma espiritano. Depois de concluir o ensino geral no Lobito, de 2003 a 2005 frequentou o Seminário do Propedêutico em Malanje e, de 2005 a 2008 fez o curso de Filosofia no Seminário de Cristo Rei no Huambo. Depois de feito o postulantado e noviciado fez experiência missionária em várias missões da sua congregação em angola; e, de 2011 a 2014 frequentou o curso de Teologia no Seminário Maior de Cristo Rei, Huambo.

Juventude doreoteia em formação 

Líderes do movimento juvenil da espiritualidade de Santa Doroteia a nível de Angola reuniram-se em sessão de formação de dois dias em Benguela, nos dias 29 e 30 de Maio, no colégio das Irmãs Doroteias.

Os cerca de 20 jovens responsáveis pelos grupos da juventude doroteia vieram das dioceses de Benguela, Luanda, Lubango e Namibe. O encontro proporcionou momentos de reflexão e debate sobre vários temas dos quais se destaca “A influência dos Meios de Comunicação nos líderes juvenis”, exposto pelo director do Jornal Novo Rumo, padre Zeferino Capoco, no sábado dia 30.
Os jovens foram introduzidos no pensamento e orientações da Igreja sobre o fenómeno da comunicação social e os Media modernos. Para identificar as influências positivas e negativas, o ponto de reflexão foi a mensagem do Papa Francisco sobre o Dia Mundial das Comunicações Sociais para 2015, centrada na Família como lugar de comunicação.
A conclusão foi que os meios de comunicação modernos como a Internet e os seus vários dispositivos que constituem as redes sociais oferecem inúmeras vantagens para a evangelização e transmissão de valores culturais e morais quando são usados com critérios e sentido cristão, pois ajudam a alargar horizontes e a expandir e partilhar temas de formação cristã e evangélica entre usuários cristãos.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA