<$BlogRSDUrl$>

Páscoa dos trinta anos de bispo acorda a diocese 

Comunidades católicas em toda a Diocese de Benguela celebram a festa da Páscoa em Acção de Graças pelos 30 anos de serviço do seu Bispo Diocesano.
- O Domingo de Ramos celebrado, dia 20 de Março 17h, na Sé, por Dom Óscar, e em todas as paróquias nos seus horários proclama a entrada de Cristo Jesus, em Jerusalém. Realçando o clima da comunhão pastoral com aquele que preside a cadeira dos Apóstolos em Benguela. A memória da Paixão de Cristo associar-se-á pela oração dos da Diocese de Benguela aos trinta de história e comunhão cristã na Igreja de Benguela.
- Na Terça-Feira santa, dia 22 as 9h, o Bispo Diocesano, celebra o ministério do serviço, numa missa com a presença de todos os padres da diocese. É chamada Missa Crismal. No mundo católico a missa celebra-se à 5ªf, mas por razões práticas na Diocese de Benguela celebra-se na terça-feira. Os sacerdotes renovam diante do Ministério do Bispo, a sua obediência e fidelidade ao povo de Deus. Missionários e missionárias entregam em acto simbólico sua renúncia de Quaresma que este ano vai beneficiar o Centro Clínico anti-tuberculose. O Bispo, benze os óleos do crisma, da unção do doentes e dos catecúmenos que serão usados durante todo ano nas paróquias. Na missa da Sé, em Benguela, tudo isso acontece depois da celebração penitencial seguida por confissões dos ministros e do povo que participam na celebração. Na celebração, Dom Óscar, vai partilhar com todos os fiéis o recente documento dos Bispos: Eucaristia e Família, no âmbito do Ano Eucarístico e anunciar aos diocesanos a proposta concreta de Acção Eucarística, bem como a exortação do Papa aos sacerdotes.
- Na Quinta-Feira santa, dia 24 celebra-se o aniversário da missa e do sacerdócio. Segundo a Bíblia teria sido numa quinta-feira que Jesus fez os gestos que entraram na história da oração mais importante dos cristãos, a santa - ceia, popularmente conhecida entre os católicos com o nome de missa. O presidente da missa neste dia lava os pés a 12 pessoas escolhidas, para fazer memória do mandamento que interpreta a missa, o amor. Diz-se que é a noite do amor, em todas as Igrejas fazem-se vigilhas de oração, em comunhão com Jesus que reza antes de sofrer o suplício da cruz.
Na sexta-feira santa, dia 25 é o dia da via-sacra. A mesa do pão dá lugar a cruz. Os fies ajoelham-se diante do madeiro e encenam os últimos momentos do Salvador da humanidade. Não há missa, há luto e dor sobre a terra. Todo o sofrimento humano é recordado em chave de remissão pela dor do Filho de Deus.
- No Sábado-Santo, este ano dia 26, a boa noticia nasce em forma de luz. A celebração começa com a chama do lume novo de que se acende a luz pascal no círio que corta o escuro do templo, a igreja, e é aplaudida, acolhido como luz de Cristo. Além das narrações o anúncio é coroado com o baptismo de alguns adultos preparados.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA