<$BlogRSDUrl$>

Universidades em Benguela mais unidas 

As instituições de ensino superior em Benguela juntaram-se na Sé Catedral, no sábado dia 31 de Março de 2012, para celebrarem a missa de abertura do ano lectivo já em curso.
A cerimónia presidida pelo Bispo de Benguela, Dom Eugénio Dal Corso, contou com a participação das direcções das Universidades, com destaque para o Magnífico Reitor da Universidade Katyavala Buila, Doutor Albano Rodrigues, o Reitor da Universidade Católica de Benguela, Doutor Padre Amadeu Ngula, o Administrador e Vice-Reitor da Universidade Jean-Piaget de Benguela, Eng. Mário Rui e Doutor Padre Bonifácio Tchimboto, respectivamente.
Participaram ainda da cerimónia os reitores do Seminário Maior de Teologia e Filosofia, respectivamente, os Padres Doutores Estêvão Binga e André Macala, bem como os seminaristas dos respectivos cursos e estudantes do Instituto Superior de Teologia de Benguela.
O Bispo da Diocese congratulou-se com a presença de todos e agradeceu a participação das autoridades académicas que responderam à iniciativa e convite do Prelado. Dom Eugénio classificou como muito positiva a experiência universitária em Benguela e Lobito, pelo que convidou a “dar graças a Deus pelo dom do ensino superior” nestas cidades.
Dirigindo-se aos participantes, o Prelado implorou a bênção do alto. “Peçamos a bênção de Deus que estas actividades atinjam os seus objectivos”, lembrando aos docentes “para que formem pessoas que promovam o bem”, sem “rejeitar a palavra de Deus que é a luz” de tudo.

Pastoral universitária

A missa das universidades, na Sé Catedral, marcou também o arranque oficial da pastoral universitária. Anunciada por Dom Eugénio Dal Corso em Abril de 2011, a pastoral universitária começou a dar os seus primeiros passos com esta abertura e anúncio do Bispo a toda a comunidade académica de Benguela e Lobito.
O Bispo disse às direcções e estudantes das universidades presentes na missa que a actividade é da Diocese de Benguela e “é aberta a todas as universidades”. Com este horizonte, a pastoral universitária não deverá confinar-se apenas à Universidade Católica, sendo o desejo de Dom Eugénio Dal Corso que se cultive a colaboração interuniversitária neste sector.
O Prelado explicou os objectivos que orientam esta acção pastoral junto das universidades. “Não tem intenções proselitistas, não pretende ser nenhuma forma de converter novos membros para a Igreja Católica”, disse, assegurando que se trata de promover “uma forma de comunicação”.
São grandes objectivos desta pastoral, 1. Tornar possível o conhecimento dos estudantes através de encontros e dentre estes, encontros de oração abertos a todos para a celebração da liturgia, 2. Aprofundar o conhecimento da doutrina da fé que é o tesouro da ciência. Dom Eugénio chamou a atenção para não privilegiar o conhecimento das ciências humanas em detrimento do conhecimento da fé.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA