<$BlogRSDUrl$>

Bíblia em Umbundu foi apresentada em Benguela 

Segunda-feira, 17 de Setembro de 2018: A Bíblia traduzida em Umbundu foi ontem apresentada aos fiéis católicos de Benguela pela comissão diocesana da pastoral bíblica coordenada pelos padres André Macala, Bonifácio Tchimboto e José Passassi. A cerimônia aconteceu na Sé Catedral de Benguela e foi presidida pelo Bispo da Diocese, Dom António Francisco Jaca, ladeado pelo Bispo emérito, Dom Óscar Braga, e pelo Vigário Geral, Padre Eduardo Alexandre que fez as honras da casa com as palavras de boas-vindas.
A apresentação da Sagrada Escritura na versão em Umbundu foi feita pelo Padre Feliciano Palanga. O sacerdote expôs em síntese a importância e o significado que representa para os fiéis católicos ter todos os livros da Bíblia traduzidos para a língua que melhor compreendem. O Padre Feliciano disse que "esta versão da Bíblia em Umbundu é uma resposta ao desejo da Igreja de viver da Palavra", e sublinhou em seguida a sua dimensão pastoral. Para o padre, "quem nos forma é a palavra e esta palavra está na Bíblia".
Um dos coordenadores do projecto, Padre Bonifácio Tchimboto, explicou o processo da concretização do trabalho desde o início até ao fim. Disse que "o livro que temos em mãos é contribuição de todos e não só de técnicos", pelo agradeceu a muitos sacerdotes, religiosas e leigos comprometidos que deram o seu contributo para a obra.
Para encerrar o acto, Dom António Jaca agradeceu aos seus predecessores que "plantaram e nós estamos a colher", disse. O Prelado considerou o momento como "histórico que deve ser marcado como acção de graças a Deus por todos os que colaboraram" na obra. 
Esta é a primeira edição completa da Bíblia em Umbundu que foi composta pela Paulus Editora a partir de Lisboa.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA