<$BlogRSDUrl$>

Nova Paróquia criada em Benguela 

D. Eugénio dá posse ao pároco, Pe. Martino Kavaya
Os fiéis da comunidade da Calomanga em Benguela rejubilaram neste domingo, 4 de Agosto de 2013, com a elevação da sua pró-paróquia à categoria de Paróquia. A nova Paróquia tem como padroeiro São João Maria Vianney e foi anunciada solenemente pelo Decreto do Bispo da Diocese, dom Eugénio Dal Corso, que também presidiu a celebração eucarística.
Na mesma cerimónia foi ainda anunciada a nomeação do primeiro pároco da nova paróquia, o padre Martinho Kavaya, que até agora exercia o cargo de administrador da mesma comunidade. Uma equipa de 4 religiosas da congregação das Irmãs do Santíssimo Salvador foi também anunciada oficialmente pela direcção provincial da congregação para trabalhar na pastoral da paróquia. E para ajudar o pároco, o padre Nelson que trabalha na Pastoral da Criança, foi apresentado como colaborador.
A comunidade já tem uma nova igreja construída de raiz pelo esforço e contribuição dos cristãos. O grande templo, que ainda está em acabamentos, iniciou-se a construir em 2010 quando o padre Martinho Kavaya acabava de tomar posse como administrador. Passados 3 anos, o imponente templo de grandes dimensões nasceu e já serve os fiéis para todas as celebrações litúrgicas.

Fiéis em delírio, no novo templo, com anúncio do seu 1º pároco
O Bairro da Calomanga conta com mais de 34 mil moradores, dos quais 4 mil são de cristãos regulares. A nova paróquia integra 6 catequeses e vários movimentos e grupos de pastoral. A dinamizar estes movimentos laicais a equipa de padres e irmãs contam também com a acção do Evangelista João Gumbo sokopia (Guerra).
O Bispo Dom Eugénio Dal Corso agradeceu o trabalho feito da construção da igreja, em tão pouco, e apelou aos fiéis que "sede uma boa paróquia e uma boa igreja" e que todos agora "assumam a responsabilidade de ser paróquia".

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA