<$BlogRSDUrl$>

Bispo quer fiéis renovados pela Páscoa de Cristo 

Domingo de Páscoa, 21 de Abril de 2019: Nas primeiras celebrações do Bispo de Benguela, Dom António Jaca, desde que tomou posse, durante o tríduo pascal, o Prelado deixou muitos apelos aos fiéis e a todas as pessoas de boa vontade para uma maior renovação de espírito. Celebrar a Páscoa é renovar-se no Senhor através da conversão de cada dia, proferiu na sua homilia da noite santa. Na missa da ceia do Senhor, na quinta-feira santa, Dom António Jaca, pediu que todas as paróquias devem ser comunidades caritativas, onde o cuidado e a atenção pelos mais necessitados e humildes se deve fazer sentir, à semelhança de Jesus que lavou os pés aos discípulos e mandou-lhes fazer o mesmo aos seus irmãos.


Dom Jaca apelou a uma maior "humildade" no serviço aos irmãos e disse que "quem não vive para servir não serve para viver, quem não vive para servir não é feliz". O Prelado, repetindo o gesto de Jesus, lavou os pés a alguns fiéis da Sé Catedral, durante a celebração, o que já momentos antes explicou dizendo que "não é teatro", mas a repetição do verdadeiro gesto de Jesus.
Na Sexta-feira Santa, Dom Jaca presidiu às cerimónias da paixão do Senhor na paróquia de Nossa Senhora do Pópulo, de onde partiu a procissão da Visa-Sacra da cidade que é já uma tradição de muitos anos. Centenas de fiéis acorreram em massa a este exercício de meditação do caminho doloroso da paixão e morte de Jesus. Passando pelas ruas da cidade, os fiéis presididos pelo Bispo terminaram na igreja da Catedral onde receberam a bênção e a reconciliação através da confissão.
Na noite da Vigília, no Sábado santo, Dom António Jaca presidiu à sua primeira grande celebração na Sé. Dom Jaca, apelou aos fiéis e a todas as pessoas de boa vontade, aos governantes e dirigentes de comunidades a terem maior respeito pela "obra da criação de Deus", baseando-se na primeira leitura da vigília. Deus criou o mundo e viu que tudo era bom, pelo que todos devemos amar e cuidar a criação de Deus. Sobre o acontecimento da ressurreição do Senhor, Dom Jaca disse que "não basta dizer que acreditamos no Senhor, é preciso demonstrar com palavras e obras". 
Na cerimónia, o Bispo fez os primeiros baptismos pascais a mais de 50 catecúmenos, numa Sé Catedral que foi pequena para tantos fiéis.
No Domingo de Páscoa, Dom Jaca escolheu a paróquia do Divino Espírito Santo, no Bairro da Massangarala, onde celebrou a missa pascal. Para a alegria dos paroquianos, Dom Jaca recebeu flores e agradeceu o acolhimento pedindo que todos anunciem Jesus Cristo ressuscitado e vivo. Uma fotografia com todos os paroquianos à porta da nova igreja marcou o fim da celebração.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA