<$BlogRSDUrl$>

Celebrações pascais em Benguela 

 Sábado Santo, 3 de Abril de 2021 - Os cristãos em Benguela celebraram a liturgia da Semana Santa com a vivência dos momentos memoráveis da paixão, morte e ressurreição de Cristo - a Páscoa do Senhor Jesus. Na Terça-feira Santa, o dia foi vivido em torno da Missa Crismal, na Sé Catedral, presidida pelo Bispo da Diocese Dom António Francisco Jaca. A bênção dos santos óleos dos catecúmenos, da unção e do crisma, bem como a renovação das promessas sacerdotais foram ritos celebrativos que juntaram fiéis, religiosas de vida consagrada e todos os sacerdotes do clero de Benguela na igreja da Catedral.

Na Quinta-feira Santa, início do Tríduo Pascal, o Prelado presidiu à missa da Ceia do Senhor na mesma igreja. Foi o dia do sacerdócio. Jesus instituiu o sacramento da Eucaristia e do Sacerdócio (ordem) durante a refeição com os seus discípulos na sua última Ceia. Não houve o rito do lava-pés na missa deste ano, devido à pandemia do coronavirus e a transladação do Senhor foi reservada sem a habitual adoração durante a noite.

Na Sexta-feira Santa, o Bispo escolheu a paróquia de São Baptista do Cassoco, em Benguela, e aí celebrou a Paixão do Senhor. Convidou os fiéis a meditar em profunda oração os momentos que marcaram o processo da crucificação e morte do Senhor pelos pecados da humanidade. No fim da celebração da Paixão, às 17h começou a habitual Via - Sacra da cidade. O início foi na igreja paroquial de Nossa Senhora do Pópulo em direcção à Sé Catedral.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA